14 de jan de 2008

União

Em alguns dos comentarios que recebi, algumas pessoas disseram não saber ainda exatamente o que é yoga. Vamos então começar do começo:

A palavra yoga significa, na sua tradução mais objetiva, união. União do corpo, da mente e do espírito. Nós, ocidentais dos dias de hoje, aprendemos a ver tudo de forma fragmentada. Se temos um problema na perna, vamos ao médico de perna. Se dói o estômago, vamos ao médico do estômago. E é raro ver uma comunicação entre as diversas partes. O Yoga, assim como a maioria das filosofias orientais (pra não dizer todas por falta de conhecimento, mas nunca ouvi falar de nenhuma que não fosse assim), acredita que temos que ver nosso corpo de maneira holistica, ou seja, como um todo. E dizer o corpo todo não quer dizer somente o corpo físico, mas também a mente e o espírito.

Através das posturas de yoga, que chamamos ásanas, trabalhamos para criar harmonia no nosso corpo. Deixamos ele forte e saudável, não só por fortalecer e alongar músculos, mas também por deixar nosso corpo energético mais harmônico, cuidando assim também do nosso lado psicológico. Esse é um exemplo que já dei muitas vezes: Quando estamos mal, tristes por alguma razão, e reação normal do nosso corpo é se fechar, deixando ombros caídos e fechando o peito. Quando estamos nervosos ou tensos por algum motivo, geralmente levamos essa tensão para o corpo, deixando ombros e pescoço duros e doloridos. Pois, se nosso corpo reage ás nossas emoções, podemos tambem fazer o contrário, e assim as posturas de yoga fazem com que nos sintamos melhor, consigamos acalmar a mente e nos abrir para o mundo. O mesmo acontece quando aprendemos a controlar a respiração. Se quando estamos ansiosos a respiração reage ficando mais rápida e curta, se aprendemos a controlá-la conseguimos também a diminuir a ansiedade. E por aí vamos com uma infinidade de exemplos.

Assim, com a prática de yoga conseguimos nos voltar para nós mesmos. Começamos de forma mais superficial, simplesmente conhecendo partes do nosso corpo que não percebíamos antes, e descobrindo sua enorme capacidade. Depois disso, entramos mais profundamente, conhecendo nosso corpo por dentro, quando, durante a prática, nos focamos completamente no presente deixando qualquer outra questão de lado.

B.K.S Iyengar, em seu livro "A Arvore do yoga", diz:

"Noventa por cento da humanidade sofre de algum modo física, mental ou espiritualmente. A ciencia do Yoga ajuda-nos a manter o corpo como se fosse um templo, para que fique tão limpo quanto a alma. O corpo é indolente, a mente é vibrante e a alma é luminosa.Os exercicios de yoga desenvolvem o corpo até o nivel da mente vibrante, para que corpo e mente, tendo ambos se tornado vibrantes, sejam atraídos pela luz da alma."

Então: Yoga é alongamento? Não! Mas através das posturas de yoga alongamos o corpo, ficando assim mais flexíveis tambem para a vida.Yoga é ginastica? Não!!!! Mas é um trabalho corporal, que dependendo da prática pode ser intenso, fortalecendo músculos e nos tornando pessoas mais fortes. Yoga é meditação? Também, mas não é só isso. A meditação faz parte do yoga, mas não necessariamente tem que ser aquela meditação clássica em posiçaõ de lótus. Quando conseguimos ficar totalmente presentes em uma postura, estamos também em estado de meditação.O que é yoga? É tudo isso junto, unido.União!!E muito mais se falamos sobre levar o yoga para o dia a dia. Mas isso fica para os próximos textos.

Namaste!

Nenhum comentário: