4 de mai de 2008

Experimentar (vontade de dividir com os outros um bom momento pessoal...)

Outra hora me peguei pensando no que tinha o yoga de tão fascinante pra mim. Além de todas as coisas sobre as quais já falei nesse blog, cheguei a conclusão que, no meu caso e nesse momento, o melhor de tudo é que tenho tido a possibilidade de viver, na prática, o que já conhecia a muito tempo, mas só na teoria. No seu livro " a arvore do yoga" Iyengar fala da importancia da experiencia pessoal, e do quão perigoso pode ser o professor de yoga "papagaio", que só repete o que ouve ou lê, sem confirmar na sua propria experiência, no seu proprio corpo. Na verdade acho que isso se extende pra tudo, não só para a sala de aula de yoga. Todos nós conhecemos aquelas pessoas (e em muitos momentos nós somos essas pessoas) que podem explicar teorias e teorias super fundamentadas sobre os mais variados temas, mas pouco tem de experiência de vida nessas questões. O que eu tenho a dizer é que quando conseguimos viver e confirmar essas coisas com a nossa prática, e com a nossa vida, a sensação é maravilhosa.

Isso tem acontecido comigo em vários aspectos: Na prática diária de yoga, quando por exemplo você sabe que aquele ásana faz bem pra um problema corporal especifico, quando aquele problema aparece pra você é a hora de "testar" a teoria, e então ela se comprova; ou em questões maiores, de dia-dia, de vida, de energia. Quando percebemos que a maneira de agir no cotidiano influencia em tudo na sua vida: trabalho, saude, relacionamentos... quando olhamos pra trás e vemos que de alguma maneira já conseguimos evoluir um pouquinho, na nossa maneira de agir, de sentir, pensar. E pra mim é claro que a minha relação com o yoga, como praticante, tem tudo a ver com tudo que tem acontecido na minha vida. As coisas tem fluido de maneira incrivelmente boa, até nos momentos dificeis. Minha maneira de ver e encarar as coisas mudou. E com isso, além do sofrimento ser muito menor, os bons resultados chegam muito mais rápido. Muitas vezes de forma inesperada. E só posso agradecer ao universo pelo yoga fazer parte da minha vida!

Namastê!

Nenhum comentário: