11 de set de 2008

Sobre alimentação

É um tema sempre polêmico, por conta do vegetarianismo. Eu sou vegetariana, mas nunca fiz panfletagem para ninguem deixar de comer carne, apesar de não entender como alguém pode colocar um negocio daquele na boca.

Pelo pouco que já li sobre o tema, vejo que não há um concenso dentro do yoga sobre isso.E também não há regras restritas, pois afinal de contas o Yoga é um caminho pessoal, não uma cartilha a ser seguida com "podes e não podes". Gosto do que Iyengar fala sobre o tema: ele diz que se vc pratica yoga somente por uma busca física, não precisa deixar de comer carne. Agora, se prática por uma busca espiritual, não comer carne é importante, pois assim trabalhamos a não violencia (ahimsa) não só com os animais, mas tb com nós mesmos, pois a carne é uma alimento extremamente pesado. Além disso, praticamos a não violencia tb com a natureza, que já foi absurdamente prejudicada pela criação de gado. Mas não quero dizer aqui que quem come carne ne não tem uma busca espiritual (pelo amorrrr de Deus!!). Apenas é uma forma de ver o tema que para mim faz muito sentido.

Conciderando a questão da não- violencia, e da pureza buscada pelo yoga, Iyengar fala que não devemos nem comer demais, nem de menos, mas o necessario para o nosso corpo. Através da prática de yoga criamos uma sensibilidade maior e conseguimos "ouvir melhor" o nosso corpo. Assim, devemos comer o que o corpo está pedindo, e não o que tem uma cara bonita, ou o que a nossa mente acredita que é necessário. Dessa forma, agindo de acordo com o nosso corpo, acredito que transformamos sim a nossa alimentação,diminuindo também outras substancias tóxicas como industrializados, açúcares, gorduras... mas de forma natural, sem nenhuma mudança brusca que só nos fará passar vontade e, de certa forma, agirmos violentamente com nós mesmos. Eu parei de comer carne naturalmente. Já faz 11 anos que não como carne vermelha, e 6 que não como carne nenhuma. Nunca me fez falta. Mas nunca passei vontade. Simplesmente aconteceu, fui parando de comer porque não me sentia bem, porque pra mim isso deixou de ser comida. Já com o açucar, sinto que tenho que ter uma disciplina maior, pois ainda tenho uma certa compulsão por doces. Como sei que doces demais não fazem bem para o meu corpo, tento controlar um pouco mais, mas porque nesse caso sei que a maioria das vezes não é o meu corpo que está pedindo, mas sim a minha mente. Então, com um certo esforço, digo não pra ela. Nem sempre consigo.

Enfim, o importante é estarmos sempre seguindo o nosso caminho, com consciencia mas sem grandes violencias contra nós mesmos, porque isso é a pior coisa que alguem pode fazer. Se a pessoa está interessada em parar de comer carne, mas ainda sente vontade, o que posso aconselhar é a ir parando aos poucos e se informar muito bem sobre os substitutos. Se parar radicalmente e ficar sonhando com um prato de picanha, vai sofrer com isso. Não sei se vale a pena.É como querer tanto fazer um asana dificil na primeira aula, que depois de uma lesão grave, a pessoa nunca mais quer ouvir falar em yoga. Vale a pena?

Namaste!

Um comentário:

Deise Pacheco disse...

Olá Mariana, antes de mais nada lhe parabenizar pois gostei bastante do seu blog, tbm tenho um.
Sobre a compulsão por açucar, isso me entristece pois já tentei várias modos e continuo, mais com certeza sobre as invertidas tbm me sinto mal pois o medo não me deixa faze-las e com certeza com sua maneira tão simples de falar, me deu um pouquinho de força pois sei que preciso perseverar.Feliz 2009
Sou Carioca e me chamo Deise, bjs Namastê!! meu orkut Deise Pacheco Ganeshinha.