29 de out. de 2008

Ahimsa


Há muito tempo sugeri uma pesquisa sobre não violência nesse blog. Uma amiga me mandou um texto lindo, acabei fazendo minhas as palavras dela e esqueci o tópico. Acho que já deu pra perceber que não sou de escrever muito, não gosto de escrever por escrever, a idéia precisa vir e eu preciso gostar do texto, sabe? Enfim, depois de meses a idéia veio. Tá aqui:


Já falei um pouco nesse blog sobre Patanjali. Patanjali foi uma pessoa (como com todos esses autores antigos, isso nunca é uma certeza) que escreveu um texto importantíssimo para a história do yoga e, principalmente, para que o yoga exista como ele existe até hoje. O nome do texto é "Yoga Sutras" e acredita-se que foi escrito entre 300 e 500 a.C. Até hoje é um dos textos mais estudados, por isso digo que provavelmente, se não fosse pelos Yoga Sutras, o yoga não seria praticado hoje dessa forma.


Nesse texto, Patanjali fala sobre os oito passos do yoga (astanga yoga). Muita gente acredita hoje, principalmente por conta da "moda" do yoga no ocidente, que yoga são somente asanas, ou talvez asanas e pranayamas. Mas esses são apenas o terceiro e quarto passos do yoga, segundo Patanjali. Antes de chegar aos asanas, existem os yamas e os nyamas, que dizem respeito a como agir não só dentro da prática de asanas, mas em todos os momentos do dia, tanto em respeito ao outro quanto à você mesmo. O primeiro yama, ou seja, o primeiro passo entre todos, é AHIMSA, que significa NÃO- VIOLÊNCIA.


Não violência, nesse caso, é um pouco mais amplo que "não a guerra" ou "não matar". Estamos falando de não violência em todos os sentidos, em todos os momentos da vida. A Laís escreveu um texto com toda essa amplitude por isso o publiquei. Quem tiver interesse em lê-lo, está aqui:


http://algosobreyoga.blogspot.com/2008/03/faz-muito-tempo-que-no-escrevo-tenho.html


Comer algo que você sabe que não te faz bem é uma forma de violência contra seu corpo. Se estressar demais, se preocupando com tudo o que aparece na sua frente também. Cultivar pensamentos negativos, não cuidar de si mesmo, brigar no trânsito, se atrasar sem necessidade, não dormir bem, neglicenciar aos que estão a sua volta, enfim, são muitos os exemplos.


Vou me focar agora em um aspecto específico, que é ahimsa durante a prática de asanas. Como podemos nos violentar durante a prática de asanas?


A primeira resposta que me vem à cabeça é a mais obvia: Se praticamos sem a atenção necessária, podemos nos machucar seriamente. Por isso a concentração é tão importante durante a prática. Executar um asana falando ou pensando em outros temas, sem a atenção total no seu corpo e no momento presente pode levar a serias lesões. Ir muito além do limite do seu corpo também é violentar a si mesmo. Mas, do mesmo jeito, quem não se esforça para ampliar seus limites, ficando sempre na postura cômoda, não evolui, não vai a lugar nenhum. E isso é uma forte forma de violência consigo.


Iyengar dá um bom exemplo de ahimsa em "A árvore do yoga". Ele diz que se executamos melhor um asana para o lado esquerdo, por exemplo, e por isso ficamos muito mais tempo desse lado que do outro, desequilibramos todo o nosso corpo tanto físico como energético, e assim, nos violentamos.


E todos esses exemplos podem ser levados aos dia a dia. Mas isso, vou deixar para a reflexão de cada um.


Namaste!