11 de mar de 2009

A pedra no mingau

Essa história eu ouvi no retiro de meditação Vipassana:

" Um dia uma mãe fez um mingau muito saboroso, feito com aveia, açúcar e frutas secas, e ofereceu ao seu filho. O menino imediatamente ao olhar para o mingau encontrou algo estranho e disse:
- Mãe, tem uma pedra no meu mingau!
A mãe prontamente respondeu:
- Não é uma pedra, meu filho, é cardamomo, uma especiaria que dá sabor à comida.
Mas o menino não se convenceu:
- É uma pedra, estou vendo, é uma pedra!
-Meu filho, prove o mingau e veja como está saboroso!
- Não!! O mingau está estragado, tem uma pedra dentro dele!
-Muito bem, então eu tiro "a pedra" para você.
E a mãe tirou o cardamomo e ofereceu novamente o mingau à criança. Mas ele furiosamente disse que não queria comer algo estragado, e jogou todo o pote no chão.
A mãe, tristemente, recolheu a sujeira do chão, dizendo:
- Que pena! Você poderia ter aproveitado esse doce que estava tão saboroso... Mas por um simples detalhe que você acreditou ser uma pedra, jogou tudo fora!"

Gostei muito dessa história, pois serve como metáfora para tudo na vida: vejo muito hoje em dia as pessoas analizando detalhadamente tudo o que surge, e descartando ótimas ideias por causa de pequenos detalhes, que elas julgam serem importantes. Por que jogar uma ótima oportunidade fora, por conta de uma pedrinha?

Namaste!!

Um comentário:

coisas de frozina disse...

Ótima metáfora para virginianos não se esquecerem que há vida inteligente também fora de seus próprios microscópios!
Beijos