24 de ago de 2009

Os Chakras



Por Bia Cattoni


É fundamental que os praticantes de yoga entendam um pouco sobre os chakras. Chakra significa roda. São 7 os principais chakras e cada um corresponde à uma função específica do corpo físico e da mente. Eles são responsáveis pela circulação do prana – a energia vital do nosso corpo físico, estão interligados através dos Nadis que são os canais por onde circula o prana. Os ásanas e pranayamas ativam os nadis e os chakras. Sempre que acontecer algum desequilíbrio, mudanças em nossas vidas, em nosso ser, há uma alteração no fluxo de energia dos chakras e de nossos corpos (nosso corpo físico, nosso corpo mental e nosso corpo espiritual). Os asanas e pranayamas distribuem e regulam a nossa energia, nossa paz, nosso equilíbrio, nosso autoconheciento.


Cada um dos chakras tem um desenho, uma cor, um número de pétalas diferentes dos outros, os que os faz únicos em sua apresentação.


MULADHARA CHAKRA

"Mula" quer dizer raiz e "Adhara" apoio, está localizado na região do períneo.
Sua cor é o vermelho, possui quatro pétalas com um quadrado no centro. Está relacionado com o elemento terra, tem um elefante no centro do quadrado representando força e estabilidade.


SWADHISTHANA CHAKRA

"Sva"significa própria e "Adhisthana" significa base, está localizado na região dos órgãos genitais, seu elemento é a água, tem 6 pétalas. Sua cor é o rosa intenso e tem o um crocodilo que representa a fertilidade.


MANIPURA CHAKRA


"Mani" significa jóia e "pura" cidade. Sua localização é logo acima do umbigo, está relacionado com o elemento fogo. Tem 10 pétalas, sua cor é o amarelo intenso e tem um carneiro no centro circulo.


ANAHATHA CHAKRA

Anahatha significa intocável, é o chakra localizado no coração. Tem como elemento o ar. Possui 12 pétalas suas cores são o azul e o verde. Tem um antílope representando agilidade. É o chakra do amor.


VISUDDHI CHACRA

"Visuddhi" significa pureza, está localizado na garganta, de cor violeta; tem um elefante branco significando potencialidade pura. Tem 16 pétalas e um circulo no centro. Seu elemento é o éter.


AJÑA

"Ajña" significa comando. Esta localizado no cérebro, entre as sombrancelhas, significa a consciência. Sua cor é branco e cinza, tem 2 pétalas. É também chamado de guru-chakra.


SAHASHARA

"Sahasra" siginifica mil e "ara" pétalas. Está localizado no topo da cabeça. Tem uma lótus de mil pétalas, com o símbolo de Shiva ao centro. Representa a realização entre o homem e seu ideal divino.

Nenhum comentário: