27 de mar de 2010

Vivendo presente

Falo muito a todos os meus alunos e muitos amigos sobre a importância de viver o presente. É só no presente que podemos deixar de dar importância ao ego. No presente, a mente não tem vez. Ela está sempre voltada ao passado ou ao futuro, seja um passado remoto ou algo que acontecerá dali a 2 minutos. No presente, não há lugar para expectativas , e com isso não há lugar para frustrações.



Hoje de manhã dei uma aula que me fez lembrar muito disso. Sempre preparo as aulas que dou para ter um norte, mas pelos poucos anos de experiencia que tenho como professora de yoga, sei que a aula nunca sai 100% da forma como foi planejada. Muitas vezes já planejei uma aula mais intensa, e vieram muitos alunos iniciantes. Outras, preparei uma aula de invertidas, e metade das mulheres da sala estavam menstruadas. Se não chegamos para a aula abertos o suficiente para o que está diante de nós no presente, ela simplesmente não flui. Ao contrário, quando deixamos que a prática dos alunos nos mostre que caminho tomar, sem perder as rédeas, mas com flexibilidade para mudar a direção de vez em quando, a aula termina com sorrisos nos rostos e uma sensação de plenitude. Isso é viver o presente. Sem apego ao que foi pensado no passado, nem expectativas quanto aos resultados futuros.



E por isso, mais uma vez agradeço ao universo por ter o trabalho que eu tenho, que me permite vivenciar esse tipo de conhecimento.



Namaste!!

4 comentários:

Lu Gomes disse...

Mari querida!!!
Acho que na realidade, nossos alunos são nossos verdadeiros mestres.

Mariana Akamine Bergamasco disse...

Sem dúvida, Lu!!

Lurdinha disse...

Descobri seu blog no Bem Bom...gostei muito vou ser sua seguidora...faço yoga a 3 anos e adorooooo...minha vida mudou muito depois disso...abraços
aguardo sua visita no meu blog de poesias
www.poesiascaminhosdavida.blogspot.com

anna beatriz disse...

Mari,
Isso acontece comigo todos os dias... você não está só! Imaigine quem dá aulas em uma grande academia???? Já desisti de montar uma aula e seguir direitinho o planejado. Sinto dentro de mim o que estou pronta e sintonizada para passar o conhecimento naquele momento, traço uma idéia de aula, de resto sinto já tudo pronto e deixo fluir!!!

beijos!