28 de abr de 2010

O SADHANA DO YOGUE

por Bia Cattoni


Sadhana em sânscrito significa realização. É o caminho que o yogue trilha rumo ao seu objetivo principal o YOGA (a união de corpo, mente e espírito); ou rumo ao samadhi o último estágio dos 8 passos do yoga descritos por Patanjali.
Vivemos em um mundo onde nossa atenção, nosso foco está sempre no futuro; no próximo compromisso, no dia seguinte, no mês seguinte, no ano seguinte e assim se passam os dias.
O caminho do yogue é o caminho do presente, da atenção total do que passa a sua volta no momento presente. É o caminho da vigilância de suas ações, de seus pensamentos, sentimentos e atitudes... o futuro é a conseqüência do que plantamos no presente, da consciência presente, do olhar atento ao seu caminho.

Existem vários tipos de sadhana, cada tipo de yoga estipula um sadhana diferente com o mesmo objetivo, o samadhi. O sadhana pode ser trilhado através de pujá, mantras, asanas, Kriyá, etc...O sadhana deve ser iniciado através dos ensinamentos de um guru, que oriente seu aluno(discípulo) com o conhecimento necessário para que ele atinja o seu objetivo.
Palavras do guru:
"As pessoas tem que encontrar a felicidade em medidas moderadas. Tem que encontrar a felicidade nas pequenas coisas. Não há nada grande na vida, mas se você continuar vivendo de um modo feliz com as pequenas coisas, a felicidade acumulada será imensa. E como se coletando gota por gota, você coletasse um oceano inteiro." Osho

2 comentários:

Lu Gomes disse...

Eu também prefiro ver por esse lado: encontrar a felicidade nas pequenas coisas.
E não tornar as pequenas coisas grandes sofrimentos como muita gente faz.

anna beatriz disse...

Isso aí Lu! Nos pequenos frascos estão os melhores perfumes! Conseguir sentir a felicidade nas pequenas coisas tornam o nosso dia a dia cheio de contentamento e isso vai se expandindo, expandindo até a consciência da felicidade plena!