26 de jan de 2008

Ásana: sarvangasana






Salamba Sarvangasana (invertida sobre os ombros) é considerada a mãe das ásanas. Entre seus benefícios, age sobre as glandulas tireoide e paratireoide, melhorando seu funcionamento, traz alivio para pessoas que sofrem de falta de ar, asma, bronquite e problemas de garganta, pois o sangue arterial circula pelo queixo e peito. Acalma os nervos, estimula os rins e acalma a mente. Ajuda a quem tem TPM e problemas digestivos. Além disso, é altamente revigorante. Por outro lado, quem sofre de pressão alta não pode fazer esse ásana, assim como mulheres no periodo menstrual e quem tiver problemas no ombro e no pescoço.


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Informações retiradas dos livros "Yoga e saude para a mulher" de Linda Sparrowe, e "A luz do Yoga" de BKS Iyengar.


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ATENÇÃO!!!!! Me pediram para falar de ásanas no blog e o estou fazendo para para dar exemplos, não para dar aulas de yoga pela internet. Não tente fazer nenhuma postura em casa se você nunca praticou com um professor preparado para isso! Algo que trás tantos beneficios pode ser também altamente prejudicial se não for bem orientado, pois afinal de contas estamos trabalhando com o nosso corpo físico, e lesões sérias podem acontecer se vc não tiver cuidado.


Namastê!!!

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