21 de abr de 2010

Abra o coração!!!


As extensões de coluna, também conhecidas como retroflexões, ou backbends, são, muitas vezes, motivo de alegria ou desespero dos alunos.Muitos que fazem aula comigo quando percebem que vou dar extensões da aula já dissem: " ih... lá vem!!" .Eu dou risada porque já passei por isso e já pensei o mesmo! Em geral são posturas difíceis, que exigem força, flexibilidade, concentração e muita consciência corporal. Aceleram os batimentos cardíacos e a respiração, o que torna a permanência muito mais desafiadora. Mas são verdadeiros remédios para a alma!!


A explicação para isso é tão simples quanto a postura deveria ser, se não tivéssemos nos modificado tanto no decorrer de nossa vida. Você já viu alguma criança pequena de peito fechado? Ombros pra frente, coluna curvada? Pois é. As crianças são abertas para o mundo. Conforme vamos crescendo, esse mesmo mundo a que viemos tão abertos e disponíveis vai colocando na nossa frente tantos "nãos", dores, medos, tristezas, que depois de um tempo resolvemos que não queremos mais passar por isso. E então, vamos pouco a pouco fechando a portinha das nossas emoções, localizada ali no meio do peito, na região do osso esterno. Mas o problema é que isso não funciona. Porque o próprio ato de fechar o peito causa uma sensação ainda maior de solidão,e por isso nos fechamos ainda mais. Entramos numa bola de neve. Sabe aquela velha sensação de aperto, tão falada em músicas, poesias, etc? Sim, é literal. Fechamos a principal região do corpo onde são processadas nossas emoções. Onde elas entram e saem. E assim, nada entra e nada sai. Ficamos apertados, sem saber o que fazer com aquilo.


Quando praticamos as extensões, nos abrimos novamente para o mundo. Para que muita coisa guardada há tempos possa sair. Por isso já vi, mais de uma vez, pessoas sairem de uma retroflexão chorando desesperadamente. Mas já vi também, e já aconteceu diversas vezes comigo, essas posturas causarem uma sensação de alegria intensa. Uma vez, em uma aula, eu e alguns colegas ficamos tão felizes com a prática de backbends que parecíamos crianças na hora do recreio. Depois, fomos tomar um suco e estávamos tão abertos que começamos a contar coisas bem íntimas um do outro, como se tivessemos tomado a poção da verdade e fosse a hora de colocar tudo pra fora! Hoje, quando lembramos daquele dia, rimos bastante. Mas a verdade é que foi muito benéfico.


São várias as situações do cotidiano que me pedem extensões de coluna na minha prática pessoal: quando estou mais tristinha, elas me deixam mais pra cima. Quando estou cansada, ou com sono, elas me dão energia. São ótimas para o frio, pois além de aquecer o corpo nessa época tendemos a tensionar e fechar muito os ombros. Além de serem extremamente benéficas para a coluna (quando feitas com o alinhamento correto, por isso sempre um professor preparado é bem vindo), para o sistema respiratório, digestivo, entre outros. E não precisam ser sempre tão intensas: o uso de acessórios, por exemplo, pode intensificar bastante uma postura, mas pode também torná-la mais leve e restauradora.


Então, na próxima vez que você fizer retroflexões na sua aula de yoga, lembre-se de quão incríveis eles são, e entregue-se! De coração aberto!!


Namaste!