13 de ago de 2008

Savasana

O Savasana (pronuncia-se: "shavasana") é a postura de relaxamento, feita normalmente no final da aula, deitado de barriga para cima, pernas soltas e braços ao longo do corpo. Na minha opinião, é uma das posturas mais difíceis do hatha yoga. Algumas pessoas tem a mente tão rajásica (agitada, trabalhando o tempo todo) que a simples ideia de ficar alguns minutos deitado, sem se mexer, sem falar e sem ouvir nada é aterrorizante. Outras simplesmente amam esse momento, porque é a hora do descanso. Mas não percebem que enquanto o corpo está lá, deitado, a mente está a mil, e a realidade é que a pessoa não tem a menor consciencia do que está fazendo, está simplesmente deitado. Mesmo para as pessoas que entendem a função do savasana, "chegar lá" não é nada facil.

Me explico: Savasana significa, em sânscrito, postura do cadaver. A principio isso pode soar estranho, mas pra mim há uma ideia linda. É a ideia de que, durante esses minutos, o que morre é o ego. O savasana é o momento de entrega absoluta. Relaxamos completamente o nosso corpo, relaxamos a nossa mente e com isso, por alguns minutos, deixamos de ser a personalidade, a mulher, o homem, o profissional, a pessoa feliz ou a pessoa triste, deixamos nossas aflições e nossos prazeres de lado, e somos somente um corpo descansando. Ah, agora vocês hão de concordar comigo que isso está longe de ser simplesmente "a hora do descanso", não? Não, não é fácil. E assim como as posturas em pé, extensões de coluna e invertidas, é necessário muita prática para se chegar minimamente lá.

Por isso sempre dou savasana nas minhas aulas, e sempre que possível procuro deixá-los por um bom tempo nessa postura. Sei que não são todos os professores que pensam assim. Mas para mim é importante. É muito dificil, em 5 minutos, a pessoa conseguir relaxar completamente o corpo. Quanto mais a mente, e por aí vamos. E acho importante que o praticante tenha essa consciencia de que o savasana não é simplesmente a hora de descansar o corpo. É a hora de descansar sim, mas um descanso realmente profundo, e para isso é necessario consciencia, e entrega.

Hoje em dia, é muito comum dormirmos durante uma noite inteira, e ainda assim não descansarmos. Dizem que se você praticar savasana todos os dias, com consciencia, seu corpo estará muito mais descansado que com horas de sono. Por isso, uma dica: Não desperdisse esse momento. Aproveite o savasana em sua aula de yoga para experimentar a entrega e o descanso profundo. Não se trata de não pensar em nada, mas simplesmente não se apegar a nenhum pensamento, não deixar que nenhum pensamento domine você, estando consciente do que acontece com seu corpo e com sua mente.

Dessa idéia de dissolução do ego durante todo o savasana posso dizer com toda sinceridade que estou ainda anos luz de distancia. Mas já consigo ficar um pequeno tempo sem ser dominada pela mente, e digo que a sensação é deliciosa!

Namaste!

8 de ago de 2008

materia Prana Yoga

Hoje estava pronta para desligar o computador, quando resolvi dar uma "passadinha" pelo site da Prana Yoga Journal. Logo na capa havia uma reportagem que me chamou atenção: " Minha primeira aula de Iyengar". Claro que resolvi ler, qualquer coisa que aparece sobre Iyengar me interessa. Mas imaginem vocês a minha surpresa, quando notei que essa aula, que a jornalista descreve, era a minha!!

Para quem quiser ler, aqui está o site: www.yogajournal.com.br

O titulo da reportagem é o que está acima.

Namaste!!!