13 de ago de 2008

Savasana

O Savasana (pronuncia-se: "shavasana") é a postura de relaxamento, feita normalmente no final da aula, deitado de barriga para cima, pernas soltas e braços ao longo do corpo. Na minha opinião, é uma das posturas mais difíceis do hatha yoga. Algumas pessoas tem a mente tão rajásica (agitada, trabalhando o tempo todo) que a simples ideia de ficar alguns minutos deitado, sem se mexer, sem falar e sem ouvir nada é aterrorizante. Outras simplesmente amam esse momento, porque é a hora do descanso. Mas não percebem que enquanto o corpo está lá, deitado, a mente está a mil, e a realidade é que a pessoa não tem a menor consciencia do que está fazendo, está simplesmente deitado. Mesmo para as pessoas que entendem a função do savasana, "chegar lá" não é nada facil.

Me explico: Savasana significa, em sânscrito, postura do cadaver. A principio isso pode soar estranho, mas pra mim há uma ideia linda. É a ideia de que, durante esses minutos, o que morre é o ego. O savasana é o momento de entrega absoluta. Relaxamos completamente o nosso corpo, relaxamos a nossa mente e com isso, por alguns minutos, deixamos de ser a personalidade, a mulher, o homem, o profissional, a pessoa feliz ou a pessoa triste, deixamos nossas aflições e nossos prazeres de lado, e somos somente um corpo descansando. Ah, agora vocês hão de concordar comigo que isso está longe de ser simplesmente "a hora do descanso", não? Não, não é fácil. E assim como as posturas em pé, extensões de coluna e invertidas, é necessário muita prática para se chegar minimamente lá.

Por isso sempre dou savasana nas minhas aulas, e sempre que possível procuro deixá-los por um bom tempo nessa postura. Sei que não são todos os professores que pensam assim. Mas para mim é importante. É muito dificil, em 5 minutos, a pessoa conseguir relaxar completamente o corpo. Quanto mais a mente, e por aí vamos. E acho importante que o praticante tenha essa consciencia de que o savasana não é simplesmente a hora de descansar o corpo. É a hora de descansar sim, mas um descanso realmente profundo, e para isso é necessario consciencia, e entrega.

Hoje em dia, é muito comum dormirmos durante uma noite inteira, e ainda assim não descansarmos. Dizem que se você praticar savasana todos os dias, com consciencia, seu corpo estará muito mais descansado que com horas de sono. Por isso, uma dica: Não desperdisse esse momento. Aproveite o savasana em sua aula de yoga para experimentar a entrega e o descanso profundo. Não se trata de não pensar em nada, mas simplesmente não se apegar a nenhum pensamento, não deixar que nenhum pensamento domine você, estando consciente do que acontece com seu corpo e com sua mente.

Dessa idéia de dissolução do ego durante todo o savasana posso dizer com toda sinceridade que estou ainda anos luz de distancia. Mas já consigo ficar um pequeno tempo sem ser dominada pela mente, e digo que a sensação é deliciosa!

Namaste!

3 comentários:

Fernanda R. Lima disse...

Oi Mariana!!
E aí, vc recebeu meu email?
Beijo
Fernanda

Laiz disse...

Oiii, eu tenho dificuldades com a savasana, não consigo ficar com as costas no chão, você tem alguma dica???
Beijoo

Mariana Akamine Bergamasco disse...

Laiz, a sua questão é só tocar as costas no chão, ou você sente dor? se é só tocar as costas no chão, relaxe, isso não é um problema, pelo contrario: nossa coluna tem curvas naturais que devem ser respeitadas, e se você estiver simplesmente deitada no chão sem nenhum acessorio, é normal que algumas partes, mais precisamente o pescoço e a lombar, não toquem.

Agora, se a questão é dor. você pode usar alguns acessórios para ajudar a relaxar a coluna. Um almofadão ou um cobertor enrolado em baixo dos joelhos podem ajudar.

Mas o importante é você colocar essa questão para o seu professor, pois ele conhece melhor o seu corpo e entenderá melhor as suas dificuldades.

Obrigada!!

Namaste!