17 de set de 2008

As posturas invertidas e o medo





Eu bem sei o que é ter medo das invertidas. Sempre fui uma pessoa que tem medo (de posturas mais desafiadoras e de outras coisas tambem), mas não deixa de fazer. Por conta disso nunca deixei de fazer as invertidas, mas demorei anos, por exemplo, para sair da parede no sirshasana (invertida sobre a cabeça, a primeira foto). Quando saí da parede, ficava 10 segundos e já descia. Aí comecei a praticar Iyengar, e me pediam para ficar minutos na postura. O que fiz? Voltei para a parede!! Até que resolvi praticar e praticar em casa para poder ter mais segurança nas aulas, e deu super certo. Hoje em dia eu consigo já ficar um bom tempo na postura, e com conforto. Adoro o sirshasana!!É uma das posturas que mais me faz sentir bem, me sinto revigorada, relaxada e energizada ao mesmo tempo!! Não é a toa que ela é chamada de "rei dos ásanas".

Aí, então, depois que o medo do sirshasana foi embora, encontrei outro desafio: a parada de mão (adho mukha vrkshasana, terceira foto). Sempre tive uma imensa dificuldade para entrar na parada de mão. Me sentia ridícula pulando, pulando sem conseguir levar os pés para a parede. Aquilo para mim me parecia impossível! Apesar de nunca ter deixado de tentar, sabia que era o medo que me impedia de realmente levar os pés para cima. Mesma coisa: resolvi praticar e praticar e de repente, tudo me pareceu mais simples. Quando consegui entrar na postura, meu novo desafio foi permanecer mais tempo nela. Ainda estou nele. Já consigo ficar um tempinho, mas sei que posso conseguir muito mais. Mas ainda não saí da parede. E fazer o adhomukha vrkshasana fora da parede me parece ainda um desafio grande.

São muitas as sensações geradas durante uma postura invertida. Além do medo óbvio de cair, a idéia de "ver o mundo por outro ângulo", para alguns, pode parecer bem assustador. A maioria das vezes isso não é consciente, mas é muito, muito frequente.

Mas exatamente por ter esse histórico, e entender muito bem esse medo, procuro incentivar muito os meus alunos a não tê-lo. Não quero que eles, como eu, demorem anos para sair da parede no sirshasana. E procuro sempre encorajá-los, além de dar o máximo de ações e explicações possivel sobre o ásana para que o aluno se sinta mais seguro. É um asana extremamente benéfico, e realmente a sensação quando alguem consegue executá-lo bem é das melhores já sentidas!!

Sempre é bom lembrar das contra indicações: Não praticar no periodo menstrual, nem pessoas que sofrem de problemas de pressão nos olhos(glaucoma, por exemplo), pressão nos ouvidos e pressão alta. Problemas na coluna também são delicados. O resto, disfrutem!!


Por isso, minha dica é: pratiquem, pratiquem e pratiquem!!! Com determinação e disciplina, e claro, com os devidos cuidados, a recompensas serão as melhores!

Namaste!


5 comentários:

coisas de frozina disse...

Ai, Mari! Fiquei bem animada com este texto!! Meu sonho de consumo é fazer a invertida sobre a cabeça sem parede nem drama... Gostei muito do seu blog!
Ah! A última aula (de quarta) me fez ter um sono tããão restaurador e profundo!! Acho que foram os pranayamas, né? Beijão, Fabi

Mariana Akamine disse...

Oi, Fabi!!!

que bom que você gostou do blog! E fica tranquila que você chega lá na invertida, e não vai demorar muito, não!
É, os pranayamas são muito relaxantes mesmo. É muito recomendado pra quem tem problemas de sono, por exemplo.
Nos vemos na próxima aula!

beijão!

Mari

Aldrin Mazzei disse...

Um dia ainda vou fazer isso!!

Rômulo disse...

ola mariana
adorei o seu texto, e o meu sonho,as invertidas, mas faço yoga a mais de 01 ano(amo), e sabe qual e a minha
maior dificuldade ate hoje? a lotus, se puder me dar alguma dica bacana vou te adorar.
bjos
angela camargos

Mariana Akamine disse...

Angela,

Obrigada pelo seu comentário.

Primeira dica: não tenha pressa!! O padmasana (postura de lotus) parece simples, mas é uma postura bem avançada, que pode causar serias lesões se não for feita com consciência. E como sempre, a pressa é inimiga da perfeição. Comece praticando sidhasana, ou meio padmasana, para ir se acostumando com a postura. Fique pouco tempo no inicio, e se sentir dores nos joelhos não insista. Uma sugestão de asana que ajuda muito na preparação´é o Ekapada rajakapotasana, sentado ou deitado (deitado é mais simples, e bem eficiente), para ir trabalhando a abertura do quadril e a musculatura dos gluteos.Não tenho nenhuma foto desse asana aqui agora, mas assim que eu tiver ponho no blog pra você. Posturas de alongamento de coluna são sempre bem vindas para que você possa sustenta-la ereta por um tempo. Adho mukha svanasana e dandasana são boas opções. Mas como sempre digo: Essas orientações são bem genéricas, e cada pessoa tem um corpo diferente, então tenha um professor de confiança e oriente-se com ele, que conhece melhor o seu corpo e as suas limitações.

Namaste!